O advogado José Francisco Barbosa Abud, que proferiu ofensas racistas contra a juíza Helenice Rangel Gonzaga Martins, de Campos dos Goytacazes, foi encontrado morto dentro de uma casa na rua Conselheiro José Fernandes, na tarde desta segunda-feira (28). De acordo com as primeiras informações, ele teria se enforcado. O Corpo de Bombeiros foi acionado e constatou o óbito.
Há menos de um mês o advogado chegou a ficar três dias internado no Hospital Ferreira Machado após uma intoxicação exógena por veneno. Ele ficou no Centro de Tratamento Intensivo (CTI).
José Francisco atacou a juíza Helenice Rangel Gonzaga Martins de forma racista em petição a ela como titular da 3ª Vara Cível de Campos. O advogado escreveu: “a Magistrada afrodescendente com resquícios de senzala e recalque ou memória celular dos açoites” e “Excelentíssima em tendências reprimidas (…) de uma infância devassada por parentes próximos que perpetuam abusos mais do que comuns a primatas ou primitivos”, entre outras ofensas de claro teor racial.
A juíza abriu uma queixa-crime por injúria no 1º Juizado Especial Criminal de Campos.